Publicações

Transparência Pública: sob o prisma legal, tecnológico e arquivístico

José Antonio da Silva

Aborda discussões sobre a efetividade da transparência na administração pública federal brasileira, a partir de três prismas: legal, tecnológico e arquivístico. Sobre o trinômio citado, diagnostica, analisa e apresenta os desafios para a transparência informacional no contexto brasileiro a partir de um conjunto de dados inéditos e panorâmicos. Obra oriunda do texto de doutorado intitulado “A efetividade da transparência pública no Brasil à luz dos ‘dispositivos de acesso à informação’: entre possibilidades e limitações”, defendida no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, da Universidade Federal Fluminense (UFF), premiada como melhor tese pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), entidade vinculada ao Ministério da Educação do Brasil, em 2021, na área de Comunicação e Informação.

 

  O papel social da Ciência da Informação em novos contextos

    Vários autores, v. 7, 2023

Este volume, produto da sétima edição do Seminário de Estudos da Informação, tem como tema o papel social da Ciência da Informação a partir das discussões sobre a ciência cidadã e sobre os arquivos comunitários, fomentando o diálogo interdisciplinar entre pesquisadores cujos trabalhos perpassam as temáticas elencadas. Trinta trabalhos compõem essa obra, dispostos em quatro seções temáticas. A primeira, intitulada Acesso à Informação e proteção de dados nos contextos nacional e internacional, evidencia as relações entre o acesso à informação e a proteção dos dados pessoais com os direitos humanos e a democratização da informação. A segunda seção, cujo título é Dimensões teóricas e epistemológicas da Ciência da Informação, traz textos que discutem o papel de importantes marcos teóricos da Ciência da Informação, Arquivologia e Biblioteconomia, as temáticas de pesquisa na área no Brasil, as políticas de inclusão no campo da educação, a CI no contexto da saúde e sua relação com a Organização do Conhecimento.  A terceira seção, Organizar e preservar para o acesso, tem como objetivo apresentar relatos de experiências em organizações, tendo como fio condutor o acesso à informação registrada. Por fim, a quarta seção, Novas agendas de pesquisa em Ciência da Informação, apresenta os temas atuais discutidos na área  e que se como os arquivos comunitários, a justiça social, a ciência cidadã, as políticas de aquisição em arquivos e a Agenda 2030 das Nações Unidas, que se configuram como novas agendas de pesquisa na área.

 

Ciência e Pesquisa: o aporte da Ciência da Informação para avaliação e inovação em Ciências Sociais e Humanidades

Vários autores, v. 6, 2021

A sexta edição buscou possibilitar um diálogo interdisciplinar sobre a avaliação da pesquisa e a inovação em pós-graduação, especialmente das áreas sociais e humanas, considerando as discussões epistemológicas e metodológicas da CI como fundamentais para estruturar e analisar esses temas. Dessa maneira, trabalhamos com duas linhas norteadoras. A primeira é a avaliação das ciências sociais e humanas, políticas informacionais e a crítica às métricas, de forma a entender as tendências nacionais e internacionais de avaliação de pesquisa, que passam de uma perspectiva quantitativa (apoiada especialmente em estudos estatísticos voltados à publicação de periódicos) para uma perspectiva que valoriza o itinerário institucional e o percurso intelectual de seus pesquisadores, e que considera metodologias qualitativas mais abrangentes. A segunda buscou, na inovação e na aproximação da universidade com a sociedade e outras instituições, indicadores de impacto mais amplos e efetivos, com aderência às demandas sociais, e que possibilitem o desenvolvimento, tanto na universidade como fora dela, de alunos, professores, pesquisadores, técnicos e sociedade de maneira geral.

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Tendências de pesquisa no PPGCI/UFF: abordagens e perspectivas
Vários autores, 2021

Esta coletânea quer comemorar a vitória dos 10 anos – durante os quais o PPGCI/UFF atravessou diferentes situações da recente história brasileira, algumas vezes de estímulo à educação superior e à pós-graduação, outras de dificuldades – e, igualmente, mostrar a contribuição que, pelo exercício de sua função de formar profissionais e pesquisadores comprometidos com a democratização da ciência e da informação, o programa tem dado a nosso país. Nada disso teria sido alcançado sem o trabalho físico e intelectual dos docentes, egressos, alunos, funcionários técnico-administrativos, que, por sua vez, contaram sempre com a colaboração e o apoio da estrutura da UFF.
Os trabalhos aqui reunidos dão uma visão impressionista do programa. Seria impossível, por diferentes razões, representar toda a classe de objetos, abordagens teóricas e metodologias das pesquisas realizadas, mas acreditamos que o conjunto alcançado permite entrever e sugerir quão amplo é esse leque.

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O PPGCI/UFF nos Enancib: trabalhos premiados
Vários autores, 2021

Esta publicação, em comemoração aos 10 anos do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal Fluminense (PPGCI/UFF), reúne artigos produzidos por seus docentes e/ou discentes premiados em diferentes Grupos de Trabalho nos Encontros Nacionais de Pesquisa em Ciência da Informação (Enancib) desde a criação de nosso Programa, cobrindo de 2009 a 2020.

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Produção, Tratamento, Disseminação e Uso de Recursos Informacionais Heterogêneos: diálogos interdisciplinares
Vários autores, v. 5, 2018

Este volume, produto do V Seminário de Estudos da Informação, tem como tema o diálogo interdisciplinar sobre a produção, tratamento, disseminação e uso de recursos informacionais heterogêneos, advindos de instituições de memória e cultura como os arquivos, bibliotecas e museus. Nesta edição, inaugurou-se também uma modalidade inovadora de chamada de trabalho, voltada para os estudantes de pós-graduação, convidados a apresentarem seus projetos de pesquisa em andamento. O livro aborda os seguintes tópicos: Aquisição, Seleção e Avaliação de Acervos; Produção, Organização e Descrição de Acervos; Recuperação e Acesso. Tais eixos constituem-se nos elementos estruturantes do fazer informacional no campo dos arquivos, bibliotecas e museus. Para além da estrutura organizacional do evento, dois conceitos fizeram parte de diversos debates durante o evento que foram conceitualmente discutidos.

Ética e políticas da informação: agentes, regimes e mediações
Vários autores, v. 4, 2018

Na sociedade contemporânea, a ética é cada vez mais um valor reclamado social e politicamente por todos. Naturalmente, a ética e suas consequências em termos de comportamento transformaram-se, também, em objeto de estudo de diferentes áreas do saber.

Na Ciência da Informação, apesar da reflexão de alguns importantes autores, o estudo das relações entre a ética e a informação precisa ser aprofundado e, no Brasil, são poucas as publicações dedicadas a essa temática. Esta coletânea parte do pressuposto de que as ações, recursos e regimes de informação, pelas condições culturais e tecnológicas de seus modos de manifestação, afetam globalmente as atividades científicas e os domínios da atividade social – saúde, educação, economia, direito, política e modos de governança -, e que a ética (ou sua ausência) impacta em todas as instâncias. Daí o espaço aqui reservado para análise dos princípios valorativos e dos marcos normativos da informação, visando à ponderação dos seus efeitos, das potencialidades de inovação política, econômica e social e dos prejuízos do déficit informacional na vida concreta dos cidadãos. […] Os textos se distribuem em dois eixos: ética da informação e direito à informação; e ética e política da informação – estudos transversais. Este último eixo agrega estudos mais pontuais e resultados de pesquisas. A publicação apresenta o atual patamar de reflexão sobre a relação entre ética e informação, ao mesmo tempo que fornece material para o avanço dos estudos sobre a temática e suscita refinamentos em nosso agir informacional, como acadêmicos e como cidadãos, na construção de uma sociedade mais ética e justa.

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Ética da Informação: perspectivas e desafios
Maria Nélida González de Gómez; Regina de Barros Cianconi (organizadores), 2017

As questões em torno da ética ganham espaço cada vez maior em todos os países e são inúmeros os enfoques possíveis a um tema tão rico. Abordar a ética sob as diferentes perspectivas que a envolvem é tarefa de extrema complexidade, exigindo recortes e clara contextualização. A opção que deu origem à presente coletânea consiste na abordagem de temáticas relacionadas à ética da informação, que constitui arcabouço teórico amplo e ainda pouco discutido, em especial no contexto da Ciência da Informação. A proposta é decorrente de discussões e reflexões no âmbito do Grupo de Pesquisa Infoética – Estudos de Epistemologia, Ética e Política de Informação, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal Fluminense (PPGCI/UFF), que desde 2014 reúne pesquisadores, docentes e alunos de pós-graduação visando à consolidação de algumas discussões travadas no ambiente
do grupo de pesquisas e à participação na construção de conhecimento científico a partir de pesquisa e reflexão sobre as diferentes nuances da ética da informação.

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Gestão do Conhecimento, da Informação e de Documentos em Contextos Informacionais
Vários autores, v. 3, 2014Neste terceiro volume, produto das conferências e palestras proferidas no III Seminário de Estudos da Informação, que teve como temática central de discussão a Gestão do conhecimento, da informação e de documentos em contextos informacionais, promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, da Universidade Federal Fluminense. A obra se propõe a consolidar a iniciativa inaugurada em 2009, com a primeira edição do seminário,continuando a oferecer ao leitor um espaço de reflexão e crítica sobre temas relevantes para os profissionais das áreas de Arquivologia, Biblioteconomia e Ciência da Informação.

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Arquivologia, Biblioteconomia e Ciência da Informação: Identidades, Contrastes e Perspectivas de Interlocução
Vários autores, v. 2, 2012Esta coletânea reúne a maioria das conferências e palestras proferidas no II Seminário de Estudos da Informação, realizado de 26 a 28 de setembro de 2011,pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação – Mestrado, da Universidade Federal Fluminense. A obra se propõe a consolidar a iniciativa inaugurada em 2009, com a primeira edição do seminário, continuando ao oferecer ao leitor um espaço de reflexão e crítica sobre temas relevantes para os profissionais das áreas de arquivologia, biblioteconomia e Ciência da Informação.

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Documento: Gênese e Contextos de Uso
Vários autores, v. 1, 2010Nos últimos vinte anos a temática do documento vem suscitando reflexões que justificam o que importantes autores do campo informacional nomeiam de”movimento de neodocumentação” ou “redocumentalização”: um retorno ao documento após décadas de relativo apagamento em favor da centralidade da informação.No Brasil inicia-se recentemente movimento teórico que reinstala o documento na base das atividades práticas e reflexivas ditas informacionais, especialmente pela via da releitura dos autores clássicos e contemporâneos da Documentação europeia. A multiplicidade de perspectivas e níveis de atuação sobre o documento indica a necessidade e a riqueza de trazer para debate um conjunto de disciplinas envolvidas nos seus diversos usos sociais.Assim, a coletânea busca contemplar diferentes abordagens teórico-filosóficas e pragmáticas de intervenção documentária, sob enfoques da Ciência da Informação, da Biblioteconomia, da Documentação, da Arquivologia, da Diplomática, e da História –dando início à Série Estudos da Informação, que tem o objetivo de promover reflexões sobre temáticas ou abordagens inovadoras, polêmicas ou pouco exploradas no cenário informacional brasileiro, oferecendo material para estudos e pesquisa.

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Linguagem Documentária
Maria L. de A. Campos, 2001

Pretende-se com este trabalho apresentar os autores e seus estudos considerados seminais, que deram bases para a fundamentação das linguagens documentárias. Como os instrumentos de representação/recuperação têm a função de permitir a comunicação entre uma base documental, ou informacional, e o usuário, foram buscadas bases terminológicas, uma vez que a comunicação, neste caso, é feita através da linguagem. Dessa forma, serão apresentadas, numa perspectiva histórica e conceitual, as Teorias da Classificação Facetada de Shialy Ramamrita Ranganathan, a Teoria Geral da Terminologia de Eugen Wüester e a Teoria do Conceito de Ingetraut Dahlberg. Busca-se, assim, um núcleo comum de conhecimento, que envolve as questões do conceito, do termo e de suas relações, visando ao estabelecimento de sistemas de conceitos mais bem estruturados, para a elaboração de linguagens documentárias.