Procedimentos Acadêmicos
Procedimentos para novos alunos
Disciplina externa em outro Programa
O aluno do PPGCI-UFF que optar por cursar uma disciplina em outro programa de pós-graduação deverá formalizar o pedido junto à secretaria do PPGCI durante o período de inscrição em Disciplinas, encaminhando os seguintes dados:
– Nome do Programa de Pós-Graduação (recomendado pela CAPES)
– Nome da disciplina
– Conteúdo programático da disciplina (com ementa, carga horária e número de créditos)
Ao finalizar a disciplina, o aluno deverá encaminhar à secretaria uma declaração de finalização, emitida pelo curso e com a nota de aproveitamento, para lançamento no histórico escolar.
Qualificação e Defesa de Tese e Dissertação
1) Ler atentamente o Regimento Interno do PPGCI;
2) Conferir no SIPOS, na área do aluno, se todas as disciplinas necessárias ao exame de qualificação e à defesa foram cursadas, conforme Fluxogramas disponibilizados no link: http://ppgci-uff.com.br/
3) Enviar para o e-mail da secretaria do PPGCI, o formulário disponível em “Qualificação e Defesa de Tese e Dissertação”, já com o link para o evento – no caso de videoconferência – com no mínimo 30 dias de antecedência à data da defesa ou do exame de qualificação;
4) Conforme o regimento do PPGCI, a composição das bancas/comissões examinadoras precisarão ser aprovadas em reunião do colegiado. Portanto, confira as datas das reuniões no calendário anual, disponível no link (http://ppgci-uff.com.br/
5) Preencher ou atualizar o formulário “Membro convidado” (interno “UFF” ou externo), apresentando os documentos solicitados no formulário. Isso significa que será necessário que o aluno encaminhe ao membro externo, ou ao professor da UFF não credenciado no PPGCI, o formulário para o devido preenchimento e envio das cópias dos documentos;
- Caberá ao orientador, ou ao aluno com sua autorização, encaminhar ao membro convidado (externo ou professor da UFF) não credenciado no PPGCI o formulário de participante externo para o devido preenchimento e envio das cópias dos documentos (RG, CPF e diploma do doutorado) para a secretaria do PPGCI;
- Caberá ao orientador solicitar os documentos da banca (certificados e ata) e entregar a ata para a secretaria do PPGCI;
6) No caso de defesas ou exames de qualificação presenciais, verificar com a Secretaria do Programa a disponibilidade de sala no IACS para o dia pretendido e efetuar a pré-reserva.
Depósito de Tese e Dissertação
O aluno deverá enviar, no prazo máximo de 3 meses, a versão final do trabalho para o depósito no Repositório Institucional da UFF (RIUFF) para sua inclusão no site do Programa. Para tanto, são solicitados os seguintes documentos a serem enviados para o e-mail da secretaria (ppgci.ega@id.uff.br):
- 1 carta de encaminhamento assinada pelo(a) orientador(a) à coordenação do PPGCI (na carta deverá constar que o orientador/ supervisor autoriza o depósito do exemplar, e que este atende as solicitações da banca examinadora).
- Termo de autorização para depósito do exemplar
- Cópia do trabalho PDF (desprotegido)
Requisição de Diploma e Histórico Escolar
A partir de 23/05/2024, as solicitações de Expedição de 1ª via de Diploma de PG Stricto Sensu (Mestrado e Doutorado) devem ser realizadas pelo próprio interessado (aluno concluinte) por meio do módulo de peticionamento eletrônico do SEI-UFF.
O passo a passo para o aluno realizar a solicitação via módulo de peticionamento encontra-se disponível em:
https://www.uff.br/sites/defau
Documentos necessários:
- Documento de identificação (não será aceita CNH para esta finalidade):
- Diploma de graduação – frente e verso
- Cópia da Ata de Defesa;
- CPF, no caso de não constar do documento de identificação apresentado;
- Histórico Escolar oficial, emitido pela Coordenação do Curso;
- No caso de alteração de nome, documento oficial que o comprove.
Para conhecimento, o material de apoio do processo, incluindo a base de conhecimento com todas as etapas da tramitação, está disponível em:
https://www.uff.br/?q=processo