LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS ACADÊMICOS

Nome da Disciplina: LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS ACADÊMICOS
Carga Horária: 60
Créditos: 4
Obrigatória: Não
EMENTA
Os gêneros discursivos são tipos relativamente estáveis de textos que são produzidos em um determinado domínio ou esfera discursiva. Na sociedade contemporânea, grafocêntrica e tecnológica, temos uma infinidade de domínios discursivos, dentre eles o acadêmico. No âmbito das universidades, em especial da pós-graduação, são produzidos vários conjuntos de gêneros discursivos. Alguns desses gêneros, no entanto, são mais solicitados aos alunos de pós-graduação e/ou pesquisadores em formação: resumos, resenhas, artigos, dissertações, teses. Mediante essa constatação enfatizam-se alguns gêneros acadêmicos, tanto do ponto de vista das estratégias de leitura e compreensão, quanto do ponto de vista da produção oral e escrita. Pretende-se possibilitar aos pós-graduandos a apropriação de elementos da escrita acadêmica, tais como: organização e constituição das idéias do texto, sinalização da progressão discursiva entre frases, parágrafos e outras partes do texto; características da linguagem técnica, científica e/ou acadêmica, como também as normas a serem seguidas na produção do texto acadêmico.
BIBLIOGRAFIA
FIORIN, J. L. Lições de Texto. Leitura e redação. São Paulo: Ática, 2006. FIORIN, J. L. & SAVIOLI, F. P. Para entender o texto: leitura e redação. 7.ed. São Paulo: Ática, 2004. GARCEZ, Lucília H. C. Técnica de redação: o que é preciso saber para bem escrever. 2. ed. Martins Fontes, 2004. KLEIMAN, Ângela. Oficina de Leitura. Aspectos Cognitivos da Leitura. São Paulo: Pontes, 2008. KATO, Mary A. O aprendizado da leitura. São Paulo: Martins Fontes, 1987. KATO, Mary A. No mundo da escrita. São Paulo: Ática, 1987. KOCH, Ingedore V. Coerência/Coesão textual. São Paulo: Contexto, 2007. KOCH, Ingedore V; ELIAS, Vanda Maria. Ler e compreender: os sentidos do texto. São Paulo: Contexto, 2007. KOCH, Ingedore V; ELIAS, Vanda Maria. Ler e escrever: estratégias de produção textual. São Paulo: Contexto, 2009. MACHADO, Anna Rachel et al. (Coord.). Planejar gêneros acadêmicos: escrita científica, texto acadêmico, diário de pesquisa, metodologia. São Paulo: Parábola Editorial, 2005. MACHADO, Anna Rachel et al (Coord.). Resumo. São Paulo: Parábola Editorial, 2004. MACHADO, Anna Rachel et al (Coord.). Resenha. São Paulo: Parábola Editorial, 2004. MARCUSCHI, Luiz Antônio. Da fala para a Escrita: atividades de retextualização. 4.ed., São Paulo : Cortez, 2003. PERROTA, Claudia. Um texto para chamar de seu: preliminares sobre a produção do texto acadêmico. São Paulo: Martins Fontes, 2004. SOLÉ, Isabel. Estratégias de Leitura. Porto Alegre: ARTMED/GRUPOA, 1999.


VOLTAR