VII Seminário de Estudos da Informação

O Seminário de Estudos da Informação do PPGCI/UFF busca, desde sua primeira edição, promover reflexões sobre temáticas e abordagens inovadoras e pouco exploradas no cenário informacional brasileiro.

A informação, enquanto um produto socio-histórico, deve ser registrada e institucionalizada para garantir sua portabilidade no espaço e permanência no tempo, possibilitando, assim, sua organização e preservação para um fim maior: o acesso.

Nas últimas décadas, o acesso à informação tem sido tema de debate na Ciência da Informação, na Arquivologia e na Biblioteconomia, seja por sua democratização a partir de novas formas de produção e disseminação da informação, em especial com as redes sociais, seja pela legalização do direito de acesso à informação e da proteção de dados pessoais por meio de legislação específica nos contextos nacional e internacional.

Com a explosão informacional decorrente da produção de conhecimento em ambientes dinâmicos e heterogêneos, novos desafios são adicionados àquele de organizar e preservar para acessar. Para além da democratização do acesso, emergem questões sobre a ampliação da participação do cidadão na produção da ciência e de registros sobre suas comunidades, configurando novas agendas de pesquisa no campo da Ciência da Informação.

Nesse contexto, o Seminário de Estudos da Informação, em sua sétima edição, pretende evidenciar o papel social da Ciência da Informação a partir das discussões sobre a ciência cidadã e sobre os arquivos comunitários, fomentando o diálogo interdisciplinar entre pesquisadores cujos trabalhos perpassam as temáticas elencadas.

Quando: 06 e 07 de outubro de 2022.
Onde: Auditório do Instituto de Computação – Campus da Praia Vermelha, Rua Passo da Pátria, 152-470 – São Domingos, Niterói/RJ.
Inscrições gratuitas.