Trabalhos premiados
2023
Prêmio Melhores trabalhos do VII Congresso Brasileiro em Organização do Conhecimento – ISKO Brasil: Raquel Torrão Valentim (discente), Natália Bolfarini Tognoli (docente). Datificação, Inteligência Artificial e imagens: o paradigma dominante na representação do conhecimento em imagens.
2022
Prêmio ALA 2022 da Asociación Latino-americana de Archivos – Menção Honrosa: Discente: Ana Claudia Lara Coelho Aranha, com a pesquisa “Happenings, performances e body arte: tratamento arquivístico em instituições culturais” (orientador: Vitor Fonseca)
29 Congresso Brasileiro de Biblioteconomia e Documentação: Alexandre Faben (discente) e Débora Oliveira (egressa). “A educação antiracista nos cursos de biblioteconomia no Brasil: um panorama da região sudeste“
Encontro Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Ciência da Informação – ENANCIB 2022 – Prêmio de Melhor Trabalho GT6: Docentes: Suellen Oliveira Milani, Natália Bolfarini Tognoli e Marielle Barros de Moraes. “Responsabilidade social, justiça social e ética em arquivos e bibliotecas“
Congresso Brasileiro de Gestão do Conhecimento 2022 – Prêmio KM Brasil de Melhor Tese: Discente: Maurício Cabral Ramos Júnior , com a pesquisa Registro de lições aprendidas em projetos: uma proposta de modelagem (orientador: Carlos Henrique Marcondes)
2021
Prêmio Nacional de Arquivologia Maria Odila Fonseca 2021: Discente: Paulo José Viana de Alencar, com a pesquisa A primeira Reunião Interamericana de Arquivos e sua influência no desenvolvimento teórico-prático da arquivologia brasileira (orientadora: Clarissa Moreira dos Santos Schmidt)
Prêmio UFF de excelência 2021 no Colégio Humanidades – Melhor dissertação de mestrado: Discente Carolina Carvalho Rodrigues, com a pesquisa O impacto da censura da ditadura civil-militar (1964-85) em bibliotecas universitárias: os acervos de instituições públicas situadas no Estado do Rio de Janeiro (orientadora: Elisabete Gonçalves de Souza)
Prêmio CAPES de Tese 2021: Discente Jose Antonio da Silva, com a pesquisa A efetividade da transparência pública no Brasil à luz dos “dispositivos de acesso à informação”: entre possibilidades e limitações (orientadora: Lucia Maria Velloso Oliveira)
2020
Segundo lugar de Tese de Doutorado no Prêmio ANCIB 2020: Discente Mariana Barros Meirelles, com a pesquisa Documento, objeto em disputa: a busca pela materialidade documental para realização de direitos homoafetivos (orientadora: Lídia Silva de Freitas, coorientadora: Jacqueline Ribeiro Cabral)
2019
Primeiro lugar de Dissertação de Mestrado no Prêmio ANCIB 2019: Discente Mayco Ferreira Chaves, com a pesquisa A biblioteca deveria estar do nosso lado: com/sobre quilombolas e indígenas e suas relações com a biblioteca universitária (orientadora: Lídia Silva de Freitas)
2017
Primeiro lugar de Dissertação de Mestrado no Prêmio Nacional de Arquivologia Maria Odila Fonseca, do Arquivo Nacional: Discente Rodrigo Costa Japiassu, com a pesquisa Usos e apropriações da memória: documentos arquivísticos em centros de memória do judiciário federal brasileiro (orientadores: Vitor M. M. Fonseca e Lídia S. de Freitas).
2014
Primeiro lugar Pesquisador Sênior no GT2 no XV Enancib: Profa. Linair Maria Campos e Profa. Maria Luiza de Almeida Campos, com o trabalho Personalidade e matéria na teoria da classificação facetada: a questão do contexto, pressupostos teóricos e metodológicos.
Segundo lugar Pesquisador Júnior no GT7 no XV Enancib: Discente Iara Vidal (orientador: Prof. Carlos Henrique Marcondes), com o trabalho Altmetria: estado da arte.
Primeiro lugar Pesquisador Sênior no GT8 no XV Enancib: Profa. Linair Maria Campos e Profa. Maria Luiza de Almeida Campos, com o trabalho Aplicação de dados interligados abertos apoiada por ontologia.
Primeiro lugar Pesquisador Júnior no GT11 no XV Enancib: Discente Eliana Rosa da Fonseca e Profa. Sandra Lúcia Rebel Gomes, com o trabalho A interação entre o bibliotecário e o usuário no ambiente de uma biblioteca hospitalar universitária: um estudo sobre literacia em informação na área da saúde.
2013
Primeiro lugar Pesquisador Sênior no GT1 no XIV Enancib: Profa. Marcia Heloisa Lima, com o trabalho O estatuto teórico epistemológico do direito à informação no contemporâneo: das dimensões aos limites.
2012
Primeiro lugar Pesquisador Júnior no GT2 no XII Enancib: Discente Cláudio Muniz Viana e Profa. Ana Célia Rodrigues, com o trabalho Identificação de tipologia documental como metodologia para organização de arquivos de arquitetura.
Prêmio de Pesquisador Júnior no GT4 no XII Enancib: Discente Marcia Pires da Luz Bettencourt e a Profa. Regina de Barros Cianconi com o trabalho Gestão do conhecimento: um olhar sob a perspectiva da Ciência da Informação.
2011
Primeiro lugar Pesquisador Sênior no GT2 no XII Enancib: Profa. Ana Célia Rodrigues, com o trabalho Identificação arquivística: subsídios para a construção teórica da metodologia na perspectiva da tradição brasileira.
Primeiro lugar Pesquisador Júnior no GT10 no XII Enancib: Discente Francilene do Carmo Cardoso e Profa. Nanci Gonçalves da Nóbrega, com o trabalho A biblioteca pública na (re)construção da identidade negra.
2010
Primeiro lugar Pesquisador Sênior no GT6 no XI Enancib: Profa. Mara Eliane Fonseca Rodrigues, com o trabalho A articulação ensino-pesquisa como indicador de inovação na formação do profissional da informação.
Primeiro lugar Pesquisador Sênior no GT2 no XI Enancib: Prof. Carlos Henrique Marcondes, com o trabalho Um modelo semântico de publicações eletrônicas.
2009
Primeiro lugar Pesquisador Sênior do GT1 no X Enancib: Profa. Lídia Silva de Freitas, com o trabalho O interdito fundador do campo informacional: efeito documento e efeito-informação na construção discursiva do fato (e do sujeito).
Primeiro lugar Pesquisador Sênior do GT2 no X Enancib: Profa. Maria Luiza de Almeida Campos, com o trabalho Aspectos semânticos da compatibilização terminológica entre ontologias no campo da bioinformática.
CAPES Research Fund Award 2008/2009: LIS Research in Brazil, CAPES e Emerald: Prof. Carlos Henrique Marcondes.