RESUMO
Estágio pós-doutoral na Universidade Estadual Paulista (PPGCI-UNESP, 2022-2023) na área de Ciência da Informação - Subárea: Teoria da Informação. Doutor em Ciência da Informação pela Universidade Federal Fluminense (UFF, 2017-2020), tendo sua pesquisa reconhecida com o 1º lugar do Prêmio CAPES de Tese (EDIÇÃO 2021), na área de avaliação de Comunicação e Informação, com o tema Transparência Pública. Mestre em Administração (UFF, 2013-2014). Especialista em Gestão Pública, com aperfeiçoamento pedagógico, pela Universidade Cândido Mendes (UCAM, 2010-2011). Bacharel em Administração pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ, 2005-2009). Analista em Ciência & Tecnologia (Perfil Administrador), da Fundação Casa de Rui Barbosa (FCRB, 2014-Atual), cargo vinculado à Carreira de Gestão, Planejamento e Infraestrutura em Ciência & Tecnologia, para o qual foi aprovado em 1º lugar. Ocupa a função de Coordenador-Geral de Administração (2023-Atual), respondendo pelas áreas de gestão de pessoas, aquisições, materiais e serviços, tecnologia da informação, contabilidade, licitações e contratos, no interesse da preservação do acervo da FCRB. É Professor Colaborador do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCI/UFF, 2022-Atual). Esteve em exercício na Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE, 2021-2023), atuando na Gerência de Desenvolvimento de Pessoas, da Coordenação de Recursos Humanos. Exerceu os cargos de Agente Administrativo e Administrador, tendo sido chefe da área de Aposentadorias e Pensões, no Hospital Federal de Bonsucesso/Ministério da Saúde (HFB/MS, 2006-2014). Ocupou a função de Professor na graduação em Administração e na pós-graduação em Controladoria e Finanças, da Universidade Estácio de Sá (UNESA, 2016-2019), de Professor do Magistério Superior Substituto do Departamento de Administração da Rural (UFRRJ, 2021-2022) e de Professor do Programa Voluntário do Departamento de Ciência da Informação (GCI/UFF, 2022). Atuou ainda como voluntário do Programa Miniempresa, da ONG internacional Junior Achievement onde, por este último, foi reconhecido como o Melhor Miniempreendor do Rio de Janeiro (JA, 2003). Integra os seguintes grupos de pesquisa: Arquivo, Acesso e Informação (UFF), Formação e Atuação Profissional em Organização da Informação (UNESP) e Laboratório de Estudos em Representação do Conhecimento, Competências e Comportamento em Informação e Recuperação da Informação em Meio Digital, intitulado LABRECRIE (UFBA). Fez ainda parte da equipe de pesquisadores dos grupos Patrimônio Documental, Informação e Acesso (FCRB) e Estudo dos Coletivos de Trabalho e das Práticas Organizacionais (PPGAd/UFF). Discute temas que envolvem a Administração Pública (Estado, Sociedade, Serviço Público e Gestão de Pessoas) e a Ciência da Informação (Transparência Pública, Acesso à Informação, Gestão da Informação, Instituições/Unidades/Provedores de Informação). |
PROJETOS
2023 - Atual - Grupo de Pesquisa "Laboratório de Estudos em Representação do Conhecimento, Competências e Comportamento em Informação e Recuperação da Informação em meio Digital" (LabRecrie).
Descrição: O LabRecrie é uma rede interdisciplinar de pesquisadores com estudos e pesquisas que tratam sobre a informação em contexto digital, as relações com sujeitos humanos e não-humanos, e sua representação social. Pretende ampliar discussões, desenvolver metodologias e novos conceitos que permitam identificar a interconexão entre os produtos de pesquisa científica, atores, mediadores e a sociedade. Para isso, vem desenvolvendo estudos sobre competências científicas, de modo a compreender o uso do conhecimento científico e as habilidades necessárias para resolver problemas sociais, sobretudo, no que se refere ao acesso público às fontes de informação científica e estratégias para o combate a desinformação, utilizando-se teorias e práticas dos domínios da Biblioteconomia e Humanidades Digitais, no que tange a Organização e Representação da Informação e do Conhecimento. (Líder: Dra. Bruna Bomfim Lessa dos Santos).
2022 - 2023: O Objetivo 16 da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidades em Perspectiva Informacional: Reflexões sobre Acesso à Informação e Cidadania no Brasil. Temas do Projeto: Fake News; Desigualdade Informacional; Instituições Públicas de Informação (Estágio Pós-Doutoral na UNESP - Bolsista CAPES) - (Supervisão: Dr. José Augusto Chaves Guimarães).
2022 - Atual: Grupo de Pesquisa "Formação e Atuação Profissional em Organização da Informação".
Descrição: As investigações e discussões do grupo têm repercutido nos espaços educativos na área de informação, bem como nos espaços científicos e coletivos de discussão dessas questões, tais como associações nacionais e internacionais de ensino e pesquisa em Ciência da Informação, especialmente no âmbito da International Society for Knowledge Organization - ISKO, em sua formação internacional e em capítulos nacionais / regionais. As pesquisas do grupo têm contribuído para amadurecer os diálogos entre as áreas de Arquivologia, Biblioteconomia e Museologia, em aspectos relativos ao seu fazer, às suas instituições e a construção de seus saberes (pontos de convergência e de distinção entre as áreas), especialmente no que tange aos processos, produtos e instrumentos de organização da informação. (Líder: Dr. José Augusto Chaves Guimarães).
2020 - Atual: Grupo de Pesquisa "Arquivo, Acesso e Informação".
Descrição: O grupo de pesquisa identifica e analisa a formação e o uso dos arquivos (públicos ou privados) em um sentido amplo considerando que nas esferas micro ou macro sociais são mecanismos de identificação e de transparência. Ativam na sociedade a memória coletiva enquanto igualmente promovem os valores histórico, cultural, científico, informativo e a democracia. Os arquivos são produtos sociais e representam ações contextualizadas. O grupo estuda os processos da representação da informação ancorando os eixos de análise na fundamentação teórica da área, se aprofunda na dinâmica metodológica da Arquivologia e em como se apresenta para solucionar problemas como as políticas institucionais, a captação de acervos, a organização, gestão, o acesso e o reconhecimento dos arquivos. Estuda os dispositivos de acesso e de ampla difusão, reconhece a TIC como meio para melhorar a gestão, a socialização e diversificar os usos dos acervos, assim como o papel fundamental da Administração na gestão. (Líder: Dra. Lucia Maria Velloso de Oliveira). |
PUBLICAÇÕES SELECIONADAS
DA SILVA, José Antonio. Transparência Pública: Sob o Prisma Legal, Tecnológico e Arquivístico. 01. ed. São Paulo: Pimenta Cultura, 2023. v. 01. 446p. (Livro Publicado) - Disponível em: https://www.pimentacultural.com/livro/transparencia-publica.
DA SILVA José Antonio, CASARIN, Helen de Castro Silva, & GUIMARÃES, José Augusto Chaves (2023). Desafios dos Bibliotecários para a formação de Competências visando ao combate das Fake News: Um olhar a partir da perspectiva brasileira cotejada com iniciativas internacionais. Revista EDICIC, 3 (3), 1–10. Disponível em: https://ojs.edicic.org/index.php/revistaedicic/article/view/242
GUIMARAES, J. A. C. ; DA SILVA, José Antonio ; OLIVEIRA, L. M. V. . Provenance in archival knowledge organization: challenges for tackling fake news under the perspective of social epistemology (no prelo). In: ISKO França (2023), 2023, Lyon. No Prelo, 2023.
OLIVEIRA, L. M. V. ; DA SILVA, José Antonio . Instituições Arquivísticas e Transparência: o que ainda está faltando?. In: XXII Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação, 2022, Porto Alegre. Anais do XXII ENANCIB, 2022.
DA SILVA, José Antonio. Transparência sob a Égide da Lei de Acesso à Informação no Brasil: Conjuntura Normativa, Tecnológica e Arquivística no decênio 2012-2021. In: Elen Geraldes...[et al.]. (Org.). Dez Anos da Lei de Acesso à Informação: Limites, Perspectivas e Desafios. 01ed.São Paulo: Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação - Intercom, 2022, v. 01, p. 01-748.
DA SILVA, José Antonio. A Efetividade da Transparência Pública no Brasil à Luz dos Dispositivos de Acesso à Informação: Entre Possibilidades e Limitações. Niterói: UFF, 2020 (Tese de Doutorado - Prêmio CAPES 2021 - Área: Comunicação e Informação).
OLIVEIRA, L. M. V. ; PANISSET, B. T. C. ; DA SILVA, José Antonio . Mediation in archives: Organization, Classification and Transparency. In: ISKO - Edição Dinamarca, 2020, Aalborg. Anais - ISKO 2020, 2020.
OLIVEIRA, L. M. V. ; PANISSET, B. T. C. ; DA SILVA, José Antonio . Types of documents: Representations of who we are and how the government works. In: ISKO - Edição Dinamarca, 2020, Aalborg. Anais - ISKO 2020, 2020.
DA SILVA, José Antonio; OLIVEIRA, L. M. V. . Transparência Pública e Acesso à Informação: Uma Síntese de Pesquisa. In: Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação - PPGCI/UFF. (Org.). Produção, Tratamento, Disseminação e Uso de Recursos Informacionais Heterogêneos: Diálogos Interdisciplinares. 1ed.Niterói: IACS/UFF, 2019, v. 1, p. 1-241.
OLIVEIRA, L. M. V. ; DA SILVA, José Antonio ; PANISSET, B. T. C. ; SOBRAL, Camilla Campoi . O Governo Aberto no Brasil e a Gestão de Documentos: Encontros e Desencontros das Políticas Institucionais. In: EDICIC, 2019, Barcelona. Preprint/EDICIC, 2019.
OLIVEIRA, L. M. V. ; PANISSET, B. T. C. ; DA SILVA, José Antonio . Ordens de Trabalho e Condutas Morais: Um Diálogo com Isto Huvila sobre Regimes de Valor e Informação Aplicados aos Códigos de Ética dos Arquivistas. In: XX Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação, 2019, Florianópolis. Anais do XX ENANCIB, 2019.
OLIVEIRA, L. M. V. ; PANISSET, B. T. C. ; DA SILVA, José Antonio . Horizontes sobre os Dados Pessoais no Brasil: A Lei Geral de Proteção e a Autoridade Nacional de Dados em Questão. In: XX Encontro de Pesquisa em Ciência da Informação, 2019, Florianópolis. Anais do XX ENANCIB, 2019.
OLIVEIRA, L. M. V. ; SOBRAL, Camilla Campoi ; PANISSET, B. T. C. ; DA SILVA, José Antonio . Organização do Conhecimento e Identificação Tipológica: Aportes para Projetos de Pesquisa em Arquivos Pessoais. In: ISKO 2019, 2019, Barcelona. Preprint/ISKO, 2019.
DA SILVA, José Antonio; OLIVEIRA, L. M. V. . Casa de Ferreiro, Espeto de Pau? O Acesso à Informação na CGU. In: XIX ENANCIB, 2018, Londrina. Anais do ENANCIB, 2018.
OLIVEIRA, L. M. V. ; DA SILVA, José Antonio ; SOBRAL, Camilla Campoi . Transparência Pública no Brasil: O Contexto Ideológico à Luz dos Conceitos de Sociedade do Espetáculo e Regimes de Informação. In: VII SEMINÁRIO HISPANO BRASILEIRO, 2018, Madrid e Murcia. Publicações do Seminário - Presentaciones y Autores, 2018.
DA SILVA, José Antonio; OLIVEIRA, L. M. V. . A Pesquisa em Dados Abertos Governamentais como parte do Processo de Fortalecimento da Democracia no Brasil. In: III Congreso Internacional: Humanidades Digitales - La Cultura de los Datos, 2018, Rosário. LA CULTURA DE LOS DATOS: ACTAS DEL II CONGRESO INTERNACIONAL DE LA ASOCIACIÓN ARGENTINA DE HUMANIDADES DIGITALES (2018 : ROSARIO. Rosário: UNR EDITORA, 2018. |