MARIELLE BARROS DE MORAES

Docente Permanente

Curriculum Lattes

Site Pessoal

Contato

E-mail: mariellemoraes@id.uff.br

ÁREAS DE INTERESSE

Competência em Informação. Currículo de Ciência da Informação na Iberoamérica. Teorias Críticas e implicações na formação de profissionais da informação. Ensino de Ciência da Informação. Conceitos de competência, cultura e tecnologia e implicações para o ensino de Ciência da Informação. Competência em Informação: ações éticas e de responsabilidade social. Serviços de Referência em arquivos e bibliotecas.

RESUMO

Doutora em Ciência da Informação pela Universidade de São Paulo (USP), no período de 2013-2017, com bolsa CAPES e FAPESP. Estágio doutorado sanduíche no exterior no Programa de Posgrado en Bibliotecología y Estudios de la Información, da Universidad Nacional Autónoma de México (UNAM) de 2015-2016, sob a orientação do Prof. Dr. Miguel Ángel Rendón Rojas, com bolsa CAPES. Mestre em Ciência da Informação pela USP (2010-2012), tendo realizado os estudos com bolsa CAPES. Bacharela em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Ceará (UFC) (2004-2007), onde foi bolsista de PIBUC/CNPq, momento em que foi agraciada com um prêmio de pesquisa e duas menções honrosas pela pesquisa desenvolvida no PIBIC. Foi bibliotecária no Instituto Federal do Paraná (IFPR)- Campus Jacarezinho. Desde 2019, é docente da Universidade Federal Fluminense no Departamento de Ciência da Informação e no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação. Ministra as seguintes disciplinas: Introdução à Biblioteconomia, Serviços de Referência e Informação I, Responsabilidade Social em Informação e já ministrou a disciplina de Fundamentos Teóricos da Informação II e Ciência da Infromação: trajetos e horizontes epistemológicos. É membro do Núcleo Docente Estruturante do Curso de Biblioteconomia da UFF. É membro da Rede de Competência em Informação do Estado do Rio de Janeiro, na qual realiza estudos sobre o tema e contribui na organização do Fórum de Competência em Informação do Rio de Janeiro. Líder do Grupo de Pesquisa Media and Information Literacy, Responsabilidade Social, Currículo e Cultura, o qual conta com 2 orientandas de mestrado e 1 de PIBIC, com bolsa CNPq.

PROJETOS

PPGCI- Information Literacy na formação de bibliotecários no Brasil e no México.
GCI- Mediação, cultura e tecnologia nos currículos dos cursos de ciências da informação na Ibero-América: repensando um campo científico.

PUBLICAÇÕES SELECIONADAS


MORAES, Marielle Barros de; CABRAL, R. Reflexões sobre a prática docente em disciplinas de tronco comum nos cursos de Arquivologia e de Biblioteconomia. Encontros Bibli (UFSC), v. 28, p. 1-22, 2023.
VOLOTAO, C.; MORAES, Marielle Barros de. A promoção da Competência em Informação para a prevenção e o controle da desinformação na universidade: o papel das bibliotecas universitárias. Revista EDICIC, v. 2, p. 1-14, 2022.
MORAES, Marielle Barros de; DOYLE, A.; MORAN, A. Análise da inserção da competência em informação nos currículos dos cursos de Biblioteconomia e congêneres no Brasil e no México. Tendências da Pesquisa Brasileira em Ciência da Informação, v. 14, p. 1-23, 2022.
MORAES, Marielle Barros de. Responsabilidade Social em Biblioteconomia: caminhos históricos e possibilidades no ensino. Informação & Informação (Online), v. 1, p. 112-135, 2021.
MORAES, Marielle Barros de; DOYLE, A; MORAN, A. . Cenário da Competência em Informação nos cursos de Biblioteconomia do Brasil e do México. In: XXI Encontro Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Ciência da Informação, 2021, Rio de Janeiro. Anais do XXI Encontro Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Ciência da Informação, 2021. v. 1. p. 1-16.
MORAES, Marielle Barros de. Information Literacy em tempos de pandemias: guerra contra a verdade e a democracia no contexto da COVID-19. In: Daniela Spudeit; Claudia Souza. (Org.). Atuação dos profissionais da Arquivologia, Biblioteconomia e Museologia em época de pandemia. 1ed.Florianópolis: Rocha Gráfica e Editora, 2020, v. 1, p. 223-242.
MORAES, Marielle Barros de. Contribuições das teorias de Paulo Freire para o ensino de Competência em Informação de forma crítica: abordagens preliminares. In: Ivo Dickmann; Ivanio Dickmann. (Org.). 100 anos com Paulo Freire. Chapecó: Livrologia, 2021, v. 3, p. 64-79.
MORAES, Marielle Barros de. Biblioteconomia Progressista: elementos para repensar a formação. Revista Folha de Rosto, v. 4, p. 5-14, 2018.
MORAES, Marielle Barros de. Mediação informativo-cultural: horizonte norteador da formação em Ciências da Informação?. In: XI Encuentro de la Asociación de Educación e Investigación en Ciencia de la Información de Iberoamérica y el Caribe, 2018, Medellín. Anais do XI Encuentro de la Asociación de Educación e Investigación en Ciencia de la Información de Iberoamérica y el Caribe, 2018. p. 1-12.
SPUDEIT, Daniela; MORAES, Marielle Barros de (Org.). Biblioteconomia Social: epistemologia transgressora para o século XXI. 1. ed. São Paulo: ABECIN, 2018. v. 1. 167p .
MORAES, Marielle Barros de.; SÁNCHEZ ESPINOZA, Ariel . La formación de los bibliotecários en la Sociedad de la Información: un analisis de los proyectos pedagógicos de los cursos de Bibliotecología de Brasil y México. Prisma.com, v. 1, p. 1-27, 2013.
MORAES, Marielle Barros de.; ALMEIDA, M. A. . Mediação da Informação, Ciência da Informação e Teorias Curriculares: a transdisciplinaridade na formação do profissional da informação. Informação & Informação (UEL. Online), v. 18, p. 175-198, 2013.

VOLTAR