ABORDAGENS TEÓRICAS E METODOLÓGICAS DA ANÁLISE DE IMAGENS E AUDIOVISUAIS

Nome da Disciplina: ABORDAGENS TEÓRICAS E METODOLÓGICAS DA ANÁLISE DE IMAGENS E AUDIOVISUAIS
Carga Horária: 60
Créditos: 4
Obrigatória: Não
EMENTA
Objetiva enfocar as imagens e os audiovisuais como objeto de estudo no âmbito da organização e representação documentária. Investiga os procedimentos metodológicos interdisciplinares gerados na literatura acadêmica para análise de imagens e audiovisuais resultantes das diversas manifestações socioculturais e artísticas. A proposta é identificar os conteúdos e os domínios dos campos conceituais envolvidos e a sua natureza epistemológica, a fim de aplicação dessas metodologias ao contexto da análise e representação do conteúdo e acesso de imagens e audiovisuais em serviços de informação. Para tanto, considera a cena contemporânea e, em particular, as inovações tecnológicas considerando o acesso às informações em ambientes digitais. Inclui o estudo sobre a indexação dos multimeios, com ênfase nos documentos iconográficos, audiovisuais e artefatos tridimensionais, os quais compreendem diversos suportes (digitais e analógicos). Focaliza as obras estudadas como resultantes da produção técnico-científica, sociocultural e artística, levando em conta que estas são produzidas a partir dos processos criativos e narrativos da sociedade.
BIBLIOGRAFIA
AUMONT, Jacques. A imagem. Campinas: Papirus, 1993. . À quoi pensent les films. Paris: Séguier, 1996. . As teorias dos cineastas. Campinas: Papirus, 2004 . O olho interminável: cinema e pintura. São Paulo: Cosac & Naify, 2004. . ; BERGALA, Alain; MARIE, Michel, VERNET, Marc. A estética do filme. Campinas: Papirus, 1995. AUMONT, Jacques ; MARIE, Michel. L` analyse des films. Paris: Nathan, 1988. ANDREANO, K. The missing link: content indexing, user-created metadata, and improving scholarly access to moving image archives. The Moving Image, v. 7, n. 2, p. 287 – 299, 2007. BARTHES, Roland. O óbvio e o obtuso: ensaios críticos. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1990. BELLOUR, Raymond. Entre-imagens: foto, cinema, vídeo. Campinas: Papirus, 1997. BOZZON, A.; FRATERNALI, P. Multimedia and multimodal information retrieval. In: CERI, S. S. ; BRAMBILLA, M. (Ed.) Search Computing: LNCS 5950, 2010. p. 135-155. CASSELL, Lillian N. (Ed.). In: ANNUAL INTERNATIONAL ACM/IEEE JOINT CONFERENCE ON DIGITAL LIBRARIES, 11., 2011. Proceeding … New York: ACM, 2011.p. 49-52. CORDEIRO, Rosa Inês de Novais. Informação e movimento: uma ciência da arte fílmica. Niterói:UFF, Programa de Pós- Gradudação em Ciência da Arte, 2000. CORDEIRO, Rosa Inês de Novais. A recepção do espectador de filmes: parâmetros para a análise indexadora? In: MANINI, Miriam Paula; MARQUES, Otacílio Guedes; MUNIZ, Nancy Campos (Org.).Imagem, memória, informação. Brasília: Ícone, 2010. cap.4, p.81-106. CORDEIRO, Rosa Inês de Novais; LA BARRE, Kathryn. Análise de facetas e obra fílmica. Informação & Informação, Londrina, v. 16 n. 3, p. 180 – 201, jan./ jun. 2011 CORDEIRO, Rosa Inês de Novais; Amâncio, Tunico. Análise e representação de filmes em unidades de informação. Ciência da Informação, v.34, n.1, p. 89-94, 2005. DEL BIMBO, Alberto. Visual information retrieval. San Francisco: Morgan Kaufmann, 1999. DUBOIS, Philippe. A linha geral (as máquinas de imagens). Cadernos de Antropologia e Imagem, Rio de Janeiro, v.9, n.2, p.65-85, 1999. ENSER, Peter. Visual imagem retrieval. ARIST, v. 42, p. 3-91, 2008. GAUTHIER, Guy. Veinte lecciones sobre la imagen y el sentido. Madrid: Cátedra, 1996. HERTZUM, M. Requests for information from a film archive: A case study of multimedia retrieval. Journal of Documentation, v. 59, n.2, p. 168-18, 2002. HJÖRLAND, Birger. Domain analysis in information science: eleven approaches - traditional as well as innovative. Journal of Documentation, v. 58, n. 4, p. 422-462., 2002. . The concept of ´subject` in information science. Journal of Documentation, v. 48, n. 2, p.172- 200, June, 1992. INGWERSEN, Peter. Cognitive perspectives of information retrieval interaction: elements of a cognitive IR theory. Journal of Documentation, London, v. 52, n. 1. p. 3-50, Mar. 1996. JÖRGENSEN, C.; JÖRGENSEN, P.. Image querying by image professionals. Journal of the American Society for Information Science and Technology, v. 56, n.(1), p.1346-1359, 2005. KUMAR, K. Theory of classification. 2.ed. New Delhi: Vikas Publishing House, 1981. LA BARRE, Kathryn. Facet analysis. ARIST, v. 44, p. 243-284, 2010. LA BARRE, Kathryn; CORDEIRO, Rosa Inês de Novais.That obscure object desire: facets for film access and discovery. In: NEAL, Diane Rasmussen (Ed.). Indexing and retrieval of non-text information. Berlin: De Gruyer, 2012. Part II, chapter 10, p.234-262. LANCASTER, F.W. Bases de dados de imagens e sons. In: . Indexação e resumos: teoria e prática.2.ed. Brasília: Briquet de Lemos/Livros, 2004. cap. 13, p. 213-248. LA TERMINOLOGIE des arts médiatiques. In : DOCAM SEMINAR, winter 2007. FAM900A Documentation and conservation of the media arts heritage. UQÀM, Montréal, 2007. MCGRATH, K.; KULES, B. ; FITZPATRICK, C. FRBR and facets provide flexible, work-centric access to items in library collections. In: NEWTON,G.; WRIGHT, M; CASSELL ; L. N (Ed.). Annual International ACM / IEEE Joint Conference on Digital Libraries,11., 2011.p. 49 – 52. MENARD, E. Image retrieval: A comparative study on the influence of indexing vocabularies. Knowledge Organization, v. 36, n. 4, p. 200 – 213, 2009. NEAL, Diane Rasmussen (Ed.). Indexing and retrieval of non-text information. Berlin: De Gruyer, 2012. Part II, chapter 10, p.234-262. RANSON, N.; RAFFERTY, P.. Facets of user-assigned tags and their effectiveness in image retrieval. Journal of Documentation, v. 67, n.6, p.1038-1066, 2011. OLIVEIRA, Ana Claudia de; FECHINE, Yvana (Ed.). Imagens técnicas. São Paulo: Hacker Ed., 1998. ORNAGER, Susanne. Image retrieval: theoretical analysis and empirical user studies on accessing information images. In: ASIS ANNUAL MEETING, 60., 1997, Washington. Proceedings … Medford: ASIS, 1997. PANOFSKY, Erwin. Significado nas artes visuais. 2.ed. São Paulo: Perspectiva, 1979. RANGANTHAN, S.R. Prolegomena to library classification. Bombay: Asia Publishing House, 1967. SANTAELLA, Lúcia. Matrizes da linguagem pensamento: sonora, visual, verbal. São Paulo:Iluminuras; Fapesp, 2001. SANTAELLA, Lucia; WINFRIED, Nöth. Imagem: cognição, semiótica, mídia. São Paulo: Iluminuras, 1998. SHATFORD, Sara. Analyzing the subject of a picture: a theoretical approach. Cataloging &Classification Quarterly, v.6, n.3, p. 39-62, 1986. SMIT, Johanna W. A representação da imagem. Informare, Rio de Janeiro, v. 2, n.2, p.28-36,jul./dez. 1996. TURNER, James; MATHIEU, Suzanne; Description for indexing films / James M Turner and SuzanneMathieu. In : WORLD LIBRARY AND INFORMATION CONGRESS (IFLA), Durban, South Africa, 2007. Disponível em : http://www.ifla.org/IV/ifla73/papers/157-Turner_Mathieu-en.pdf. Acesso em 14 nov. 2012. VANOYE, Francis; GOLIOT-LÉTÉ, Anne. Ensaio sobre a análise fílmica. Campinas: Papirus, 1994. WILDEMUTH, B. M.; OH, J. S.; MARCHIONINI, G.. Tactics used when searching for digital videos. In: Symposium on Information Interaction In Context, 2010.p. 255 – 263. WILSON, Stephen. Information arts: intersections of art, science, and technology. Cambridge: MIT Press. 2003. MACHADO, Arlindo. Máquina e imaginário: o desfio das poéticas tecnológicas. São Paulo: EDUSP, 1993.


VOLTAR